Saiba como fazer uma manutenção eficaz na tubulação da sua casa

Alkamac_BLOG_Fevereiro_Saiba como ter uma manutenção eficaz na tubulação da sua casa

 

Os entupimentos na cozinha preocupam os moradores das casas, pois podem se tornar grandes vazamentos e em alguns casos chegam a comprometer a estrutura do imóvel. Dentre todas as soluções e dicas para prevenir ou resolver um entupimento, a mais importante é a manutenção, pois impedirá que os resíduos se acumulem e os canos durem por mais tempo. Veja algumas dicas de como fazer uma manutenção eficaz na tubulação.

Um dos motivos mais comuns de entupimentos em pias é a falta de limpeza na caixa de gordura. Esse equipamento é de grande importância para evitar que a gordura dos alimentos entre em contato com a água, que é levada para o sistema de tratamento. Ao ter uma manutenção eficaz na tubulação, os entupimentos diminuem e a água vai sem gordura para o tratamento.

Apesar da caixa de gordura ser própria para a separação dessa substância dos outros resíduos descartados na pia, é preciso ter controle da quantidade de sobras jogadas fora. O dispositivo possui um limite máximo de armazenamento e quando não recebe a limpeza correta, a gordura acumula nos canos e faz com que o escoamento da água fique lento e deixe mal cheiro pela casa. É aconselhado que a manutenção seja feita a cada três meses em prédios e a cada seis meses em casas.

A manutenção da caixa de gordura é fácil, basta retirar a tampa removível e a sujeira que está ali, após isso, basta descartar no lixo orgânico. Há opções de produtos que decompõem a gordura, como os produtos biodigestores, os quais são compostos por bactérias especiais que ao entrar em contato com a sujeira na caixa de gordura a dissolvem em poucos dias. Esse tipo de limpeza não agride o meio ambiente e não danifica os canos, além de impedir os odores nos encanamento. É importante lembrar que uma limpeza anual deve ser feita para retirar qualquer resíduo. Apesar de ser uma solução prática, é aconselhado que se a caixa de gordura estiver muito cheia, uma empresa especializada seja contratada para retirar a sujeira acumulada no local.

Evitar soluções caseiras para limpar os dutos também é uma forma de se ter uma manutenção eficaz na tubulação, essas técnicas são mais acessíveis e resolvem o problema imediatamente, mas danificam os canos. Por isso é importante sempre procurar por empresas especializadas e que usem os materiais corretos para solucionar o problema como máquinas desentupidoras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *