Óleo e gordura representam 40% dos casos de entupimentos

3998615_orig

Uma das maiores causas de entupimento de tubulações são resíduos como óleo e gordura, atualmente representam cerca de 40% dos casos. Em seguida, os materiais que mais são encontrados em casos de entupimento estão os cabelos, absorventes, papel higiênico, fio dental, preservativos e até cotonetes.

 

O mau uso das instalações hidráulicas são os fatores mais comuns, com descuido e também o excesso de resíduos despejados de maneira errada no encanamento. Um outro fator que pode ocasionar estes problemas é o subdimensionamento do sistema hidráulico, como excesso de curvas nas tubulações e a falta de uma caixa de gordura.    

 

Soluções caseiras não são o melhor caminho, muitas pessoas optam por utilizar arames, detergentes, refrigerantes e até produtos químicos comprados em supermercados, que se usado excessivamente pode causar danos ainda maior do que a obstrução.

 

Se você não quer dor de cabeça, a melhor opção é contratar um serviço especializado, desta forma, você irá se livrar do entupimento sem prejudicar o sistema hidráulico e solucionar o problema de forma definitiva.

 

As técnicas mais comuns das empresas especializadas estão o esgotamentos a vácuo, por cabos, aplicação de CO2 e hidrojateamento. O primeiro, esgotamentos a vácuo, utilizam caminhões com tanques cilíndricos para sucção dos resíduos, transporte e até a destinação adequada.

 

Já os desentupimentos por cabos, são feitos com máquinas elétricas que introduzem cabos de aço espirais e giratórios nas tubulações, assim trituram e raspam as paredes das tubulações como as máquinas da Alkamac.

 

A aplicação de CO2 é feita com jatos de ar comprimido sob pressão dentro canos, mas este tipo de serviço só é executado em casos especiais. E por último o hidrojateamento, é preciso utilizar o caminhão com tanque de água e bomba de alta pressão, desta forma jatear o líquido no interior das tubulações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *