Maus hábitos podem causar entupimento da caixa de gordura

materia-2

Todos os lares devem ter este reservatório, até em prédios as caixas de gorduras podem ser de uso coletivo. Mas péssimos hábitos atrapalham o bom funcionamento da caixa de gordura, tendo que acionar antes mesmo da hora pessoas especializadas para poder fazer este serviço.

A caixa de gordura funciona com o propósito para que a gordura que despejamos pela pia seja separada da água, a ideia é que não chegue até o esgoto. Se a caixa de gordura é de uso coletivo, a limpeza é de responsabilidade do condomínio, mas se for separada de casa em casa, o  proprietário deve ficar responsável por este procedimento.

Aquele resto de comida que você joga no ralo da pia pode estar causando um entupimento e ser o grande vilão da rede hidráulica da sua casa ou condomínio.

Todos os resíduos jogados na pia da cozinha vão diretamente para a caixa de gordura, desde o óleo da preparação de alimentos até restos de comidas deixados nos pratos.

 

Isso pode causar diferentes “dores de cabeça” para os moradores, como:

 

  • Escoamento lento da água.
  • Transbordamento da caixa de gordura.
  • Mau cheiro.
  • Entupimento das canalizações.
  • Possível infestação de baratas e insetos.

Algumas pessoas procuram soluções caseiras que são verdadeiros mitos, como jogar refrigerante no ralo que ajuda apenas a dissolver os restos dos alimentos, não tem o poder de desentupir. A água quente e a bicarbonato de sódio apenas ajudam na limpeza e obstruções simples. E ainda o produto mais perigoso, a Soda Cáustica, este produto é muito forte e possuem químicas que podem corroer os canos, ele até pode desentupir, mas não exclui as crostas grudadas nos canos.

Procure uma empresa especializada para fazer a limpeza com uma certa periodicidade. Mas caso perceba uma entupimento fora deste período de limpeza, veja se o seu condomínio possui um desentupidor para a prevenção e não deixar o problema agravar até precisar chamar profissionais de última hora. Existe um tipo de desentupidora para cada tipo de condomínio, desde as manuais, a gasolina até elétricas. Segundo os profissionais da Almakac, empresa especializada em desentupidoras, é muito importante que prédios, condomínios e até casa possuam uma desentupidora de manuseio facilitado para casos de urgência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *