Conscientização e equipamentos de prevenção ajudam condomínios a economizar

Entupimento de cano

Se problemas com entupimentos causam transtornos enormes para quem mora em casas, imagine os problemas que podem causar em prédios maiores com extensas redes de esgoto e grande variedade de ramais, colunas, coletoras, caixas de inspeção, poços, etc. Para que os entupimentos não aconteçam é importante que os condôminos sejam conscientizados sobre a melhor forma de utilização da rede de esgoto e que medidas preventivas sejam tomadas pelos síndicos.

Veja algumas dicas para evitar entupimentos em seu condomínio:

Ralos são planejados para que a água apenas escorra por eles, então evite jogar resíduos de gordura por ele, faça o descarte correto. Coloque uma tela de proteção nas saídas de tanque ou pias, pois elas irão impedir que objetos desça pelo cano. Objetos e gordura se acumulam nas laterais do encanamento e com o tempo irão impedir a passagem de água.

Nunca jogue objetos no vaso sanitário, por mais bobo que isso possa parecer, é comum que as pessoas atirem bitucas, absorventes, papel higiênico e fraldas pelo encanamento.

É importante que a rede pluvial seja independente da rede de esgoto, o excesso de água da chuva pode sobrecarregar os encanamentos causando o entupimento e retorno dos dejetos depositados no esgoto.

Fique atento se surgirem bolhas na água do banheiro ou se você notar um mau cheiro vindo do esgoto. Podem ser sinais de entupimento, porém não use substâncias como ácidos ou soda cáusticas para limpar a tubulação, esses produtos são corrosivos e existem desentupidoras residenciais para obstrução de leves entupimentos em ralos, calhas, tanques, entre outros, que serão úteis nestes casos, é importante que seu condomínio ofereça esses equipamentos aos moradores ou você tenha o seu em casa. Mas caso a situação se agrave é necessário que um profissional seja consultado sobre o problema.

Mantenha os cuidados de prevenção diários para que não ocorram entupimentos, porém se acontecer tenha a mão os melhores equipamentos e não siga soluções caseiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *