Confira 6 mitos e verdades sobre encanamentos e evite erros

Alkamac_BLOG_Fevereiro_Veja 6 mitos e verdades sobre encanamentos

 

Quando procuramos informações na internet sobre dicas de como resolver entupimentos em canos, nos deparamos com diversas informações que se tornam contraditórias às que ouvimos no dia a dia, o que faz com que fiquemos com dúvidas se aquela informação está correta ou não e o que realmente irá solucionar os problemas nos dutos. Veja 6 mitos e verdades sobre encanamentos!

  1. Água quente desentope totalmente os canos

MITO.  A água quente não desentope totalmente a tubulação e se o processo for feito continuamente, causará danos nos canos devido a alta temperatura do líquido.

  1. Descartar papel higiênico no vaso sanitário causa entupimentos

VERDADE. O papel higiênico geralmente é produzido para ser descartado nas latas de lixo, por isso não deve ser jogado dentro do vaso sanitário, isso fará com que o papel grude nas paredes dos tubos e crie uma crosta que impede a passagem de água com os resíduos. No entanto, há países que já produzem papel higiênico biodegradável, ou seja, se desintegram nos canos depois de alguns dias.

  1. Restos de sabonete e fios de cabelo entopem o cano?

VERDADE. Apesar de a maioria achar que o sabonete irá derreter com a água, os restos do produto não se decompõem e junto com os fios de cabelo dificultam o transporte até a rede de tratamento. Para evitar que isso aconteça, é aconselhado que se use uma proteção para ralos, assim é mais fácil de retirar os resíduos de jogá-los no lixo.

  1. Não há problemas em despejar gordura na pia

MITO.  Os dutos da pia levam muitos resíduos, inclusive restos de alimentos gordurosos, que em grande quantidade atrapalham a passagem de outros resíduos e água suja por grudarem nas laterais dos canos.

  1. Soda cáustica desentope os canos

MITO. A soda cáustica irá retirar a sujeira e resolverá o problema momentaneamente, mas após alguns dias se transformará em uma mistura pastosa na caixa de gordura e fará com que a água volte para o ralo e cause vazamentos, em alguns casos deixa até mesmo mau cheiro pelo ambiente.

  1. Arames limpam a tubulação de forma fácil

MITO.  Entre os mitos e verdades sobre encanamentos, esse é o mais conhecido. O desentupimento com a ajuda de arames não é eficaz, muito menos fácil. Nem sempre sairão todos os resíduos dos dutos e em alguns casos, as pontas dos arames furam o cano. Para evitar problemas com furos indesejados, é aconselhado contratar um profissional.

Esses foram alguns mitos e verdades sobre encanamentos, mas para evitar que os canos fiquem entupidos, é essencial evitar despejar resíduos e procurar equipamentos corretos para resolver esse problema. A Alkamac trabalha com máquinas desentupidoras que retiram a sujeira de forma segura. Acesse o site e peça um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *