Água Inteligente detecta vazamentos

leaky-pipe

Um laboratório em Indaiatuba, interior de São Paulo,  o Laboratório da Sociedade Conectada da Ericsson, desenvolveu um sensor capaz de detectar vazamentos e “gatos” no sistema hidráulico.

 

O protótipo é um sensor instalado na tampa do hidrômetro das residências, consegue ler o consumo de água calculando o padrão de cada residência, quando fugir do consumo normal, ele avisará que algo está errado.

 

Com uma baixa potência na frequência do Wi-Fi, o sensor envia dados para um concentrador de informações localizado nos bairros, responsável por toda a região. Depois, via GSM, envia tudo que captou para a central.

 

A vantagem do Água Inteligente é que ele pode separar o que é um vazamento ou um “gato”. Através de mecanismos instalados no hidrômetro, é possível descobrir se o cano foi entortado ou se o vidro da parte de cima foi danificado, geralmente para diminuir a medição do consumo.

 

O laboratório está terminando o protótipo e consultando as concessionárias para as parcerias. A primeira a se prontificar é o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da própria cidade de Indaiatuba. Segundo eles, a implantação não foge de um investimento de um relógio comum.

O vazamento é um problema que está em muitas casas, geralmente causada por ações do tempo ou então por soluções de desentupimento caseiras, sem uma máquina especifica para este tipo de trabalho, como as desentupidoras das Alkamac.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *